quinta-feira, 14 de março de 2013

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!
I Coríntios 10.12 NVI


Todos nós somos cobrados para ficarmos ou permanecermos firmes! A inconstância não dá segurança alguma à sociedade que nos cerca. Desejamos líderes sólidos, pais seguros de tudo, governos invioláveis na questão da firmeza. Na verdade, não confiamos em alguém que não demonstra firmeza. Desejamos realmente ser guiados por pessoas acima de qualquer suspeita sobre seus pensamentos e decisões.

Agora pergunto: você e eu temos o mesmo pensamento desde que nascemos? Duvido que sim! Somos seres em constante mudança, construções e perspectivas de vida. Aquilo que pensava há trinta anos me parece ridículo hoje. Como então posso desejar firmeza de outra pessoa se nem mesmo eu sou firme? Talvez a resposta do parágrafo acima esteja nessa afirmação: eu quero dos outros o que não posso dar de mim mesmo!

Paulo com sua sabedoria inspirada sabia disso. Ele compreendia que a firmeza dependia da situação. Os cristãos de Corinto podiam ser firmes em um ponto e inconstantes em outro. A própria carta como um todo revela isso. Assim, devemos aceitar que a mesma construção que eu recebo pelo conhecimento, informações, sentimentos e experiências de vida que eu posso passar, meu próximo também passa e nessa experiência trocada novas ideias vão surgindo e velhos paradigmas vão se dissolvendo no curso do tempo.

É bem provável que nos próximos trinta anos (se eu estiver vivo) eu pense sobre o mundo de forma bem diferente do que penso hoje. Certamente você também! E entendo que isso é estar firme, por mais contraditório que pareça. O estar firme é ser um ser humano, um ser existente nessa aventura que é a vida, e não robôs programáveis que se enferrujam com o tempo. Pode ser que mude de ideia, mas hoje é o que penso!

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;