sexta-feira, 12 de abril de 2013

“Não apaguem o Espírito.” I Tessalonicenses 5.19NVI

Sempre achei esse pequeno verso bíblico muito interessante. Ele está lá no finalzinho da carta de Paulo aos Tessalonicenses, como instruções finais de uma carta a uma igreja em que o apóstolo havia iniciado um trabalho. Mas esse texto traz também, ainda que um pouco implicitamente, uma indagação oportuna. Como posso apagar o Espírito? Como posso apagar a Terceira Pessoa da Trindade? E no aspecto da salvação? Há uma possibilidade de perdê-la apagando o Espírito da minha vida?

Para entendermos um pouco melhor o significado desse texto, temos que escrever um pouco sobre a realidade religiosa da civilizações antigas. Eles cultuavam aquilo que era chamado de “o fogo sagrado”. Era uma chama que ficava sempre acesa dentro das casas e que não podia ser apagado de forma alguma. Segundo a crença, caso isso acontecesse, toda a família estaria em ruína. Assim era o pensamento da sociedade grega antiga. Parece que Paulo faz um pequeno trocadilho, com certa dose de ironia à religiosidade pagã, mas, no entanto, fazendo alusão aos crentes que o que eles mesmos jamais deveriam apagar era o Espírito. Ou seja, a influência sobrenatural de Deus sobre a vida e a família dos crentes em Tessalônica.

Ainda hoje, não devemos apagar a influência do Espírito Santo em nossas vidas. Devemos estar conscientes de que sua influência nos leva a caminhar em comunhão com Deus e a vitórias na vida espiritual. O “fogo” do Espírito sempre nos aquece e ilumina a nossa vida em nossa existência terrena e nos conduz, em paz, ao reino dos céus.

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;