quarta-feira, 10 de abril de 2013

“há ... tempo de derrubar e tempo de construir...” Eclesiastes 3.1-3NVI


No livro do Eclesiastes, existem muitas sentenças que nos fazem refletir. Refletir sobre a vida e o sentido do viver humano. No capítulo três encontra-se um texto no qual chamo de “hino ao tempo”. Fala de nossa “odisseia” nesse mundo e o curso do tempo orientando nossas ações. E então, no verso três encontra-se essa preciosidade: “Há... tempo de derrubar e tempo de construir...”. Podemos usar nossa mente e coração e viajar nas ondas desse profundíssimo verso. O que podemos construir? E o que podemos derrubar? Qual o momento certo para construir? E qual o momento certo para derrubar?

Diante de tantas perguntas, devemos delimitar o que derrubar e o que construir. Não desejo com essa breve reflexão, escrever sobre as façanhas da engenharia civil, mas sim, o que, ou quais conceitos e construções no curso da minha existência, construções essas que foram feitas pela minha história de vida, cultura e desenvolvimento, que um dia devem ser derrubado para a construção de novos conceitos e novas perspectivas de vida. Infelizmente, muitas pessoas no curso da vida, perdem o momento de derrubar conceitos obsoletos para se refazerem em seus horizontes construindo edificações novas e oxigenadas na mente. Desejam ficar em seu “mundinho” velho e decadente do que vivenciar o novo de Deus em seu coração.

O momento certo de se construir é quando entendo que devo crescer em minha caminhada junto a Deus nesse mundo. Quando isso acontece, começo a perceber o que de espaço deve ser retirado no terreno do meu coração e então chega ao momento de derrubar. Derrubar os velhos conceitos e deixar o Grande Construtor fazer a sua Obra preenchendo os espaços vazios com construções lindas e eternas. Interessante... talvez não seja sem razão que a ação de Deus se chame Obra...

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra  

0 comentários:

Postar um comentário

 
;