terça-feira, 16 de abril de 2013

“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.João 8.32NVI

Hoje desejo escrever algumas palavras sobre verdade e liberdade. Todos nós valorizamos essas palavras. Desejamos estar sempre próximos de pessoas que vivem relacionamentos honestos e sinceros conosco e que jamais tirem de nós a sensação de liberdade. Isso é bem claro nos relacionamentos humanos. Repudiamos sempre pessoas “falsas” e “sufocantes” justamente por essas razões: elas nos tolhem de nossa liberdade e do nosso direito de ouvir a verdade.

Para ter liberdade, é necessário viver a verdade. Os criminosos ficam presos, pelo menos em tese, porque não desejam viver a verdade. Desejam reprimir as liberdades dos outros. Viver a verdade é fazer o que é certo. Viver a verdade é agir conforme a consciência moral de que a minha liberdade está intimamente ligada à liberdade dos meus semelhantes. Nem mais, nem menos. Uma liberdade individual só é livre com outra liberdade individual.

Jesus estava referindo a si mesmo como a verdade que liberta. Em Cristo, podemos ver nitidamente o exposto acima pela sua vida e exemplo. Cristo sempre exerceu a sua liberdade, nunca cerceando a liberdade de outrem. Até mesmo sua Missão expressa a sua liberdade: deu a vida por nós voluntariamente. A verdadeira liberdade não é viver nas contingências desse mundo, não é viver em uma atitude de desprezo as liberdades dos outros, mas sim ter a consciência do seu dever e sendo fiel a isso. Quem assim o faz, É livre!

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;