segunda-feira, 15 de abril de 2013

Pois o SENHOR é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. Ele reserva a sensatez para o justo;como um escudo protege quem anda com integridade,pois guarda a vereda do justo e protege o caminho de seus fiéis. Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Provérbios 2.6-9NVI


Todos nós, de alguma forma, temos certa consciência do que é bom e justo. Apesar das muitas variações e dos conceitos muitas vezes distorcidos, sabemos que é bom acordar, se alimentar, se relacionar com outras pessoas. Também sabemos que é importante e bom ser justo não fazer o mal contra outra pessoa, respeitar os direitos que as pessoas têm na vida. Tudo isso é muito importante. Mas como criamos esse sentimento de respeito pelas pessoas e como recebemos isso?

Naturalmente alguns dirão: “Recebemos isso dos nossos pais!” outros também afirmarão que foi o nosso instinto de sobrevivência que nos levou a criar certas leis morais para que pudéssemos conviver em sociedade. No entanto, a mente humana é extremamente complexa e profunda em seus pensamentos e reflexões sobre a vida para que essas respostas simplistas pudessem ter o efeito necessário ao nosso anseio de desejar a resposta sobre a origem da lei moral implícita em nossa vida.

O autor desse provérbio tinha conhecimento de onde vinham todas as leis físicas, naturais e morais. Ele afirma que é o Senhor quem dá a sabedoria. Dessa sabedoria, surge o conhecimento e o discernimento. Ou seja, a moralidade humana. E distinguem entre aqueles que buscam essa sabedoria daqueles que a ignoram. Os justos são aqueles que conhecem os preceitos do Senhor, andam por ele e são protegidos pelo próprio conhecimento que receberam em seus corações sobre o que é bom e mal.

Não temos como não conhecer o mal. Mas a nossa oração deve ser sempre: “Senhor, apesar de conhecer o mal, peço a ti que me dê sabedoria para discernir o que é bom, do que é ruim; do que é vida e do que é morte, para que assim  eu escolha a vida. Amém!”

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;