quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O ímpio pode cometer uma centena de crimes e apesar disso, ter vida longa, mas sei muito bem que as coisas serão melhores para os que temem a Deus, para os que mostram respeito diante dele.
Eclesiastes 8.12 NVI


Em certas ocasiões fico pensando na pergunta: O que é melhor? Fazer o que é certo ou fazer o que dá certo? Acredito que você automaticamente vai pensar: “claro que é fazer o que e certo!” Todavia, somos tentados o tempo todo a fazer o que “dá certo” a despeito do que “é certo.” Grande dúvida! Desde Adão escolhemos o que dá certo em relação a essa escolha, mas achamos e falamos sempre que o melhor é aquilo que é certo.

Isso tem a ver com a nossa ambição pelo respeito das pessoas. Desejamos, no fundo, ser respeitado como indivíduo, como cidadão e a imagem do que verdadeiramente é “respeito” para nós é a imagem do sujeito “bem sucedido”, que “chegou lá” não importando a forma com que chegou mais tudo o que vemos e almejamos é chegar ao mesmo destino de vida. Assim, somos tentados ao fazer o que dá certo, mesmo contrariando todos os nossos conceitos de ética e civilidade.

Infelizmente sempre que buscamos o que dá certo, nos distanciamos do que é certo. Com raras exceções o que é certo será andar contra os conceitos pessoais de ambição. Assim aquele desejo de conquistar, de forma inocente, nossos méritos pessoais logo se transformará em um emaranhado de problemas que conquistamos para nossa própria ruína.

O que é certo só dá certo do ponto de vista da eternidade! Quando olho os desafios que o mundo me impõe com os olhos do céu, jamais farei concessões, mesmo com prejuízo próprio! O próprio Jesus disse isso “Ninguém pode servir a dois senhores... Deus e as riquezas.” Os olhos fixos na eternidade me farão sempre lembrar a quem devo servir e em que estou investindo minha vida: no céu ou na terra.

O sistema mundano pode muito bem valorizar o que dá certo, mesmo que de forma injusta e hipócrita, mas os que investem no que é certo olham para a eternidade que os esperam.

Pense nisso!

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;