quinta-feira, 13 de março de 2014

É por isso que os profetas não vivem muito tempo


Por que os profetas, com raras exceções, têm poucos anos de vida? Em geral, se formos perceber bem, os homens que apresentaram uma mensagem divina de denúncia do pecado, da importância do arrependimento e do perdão do Senhor, tiveram mortes terríveis, sofrimentos dos mais diversos, perseguições morais, e quando morreram viraram heróis. Esse tipo de comportamento, Jesus, o maior de todos, criticou veementemente quando disse:  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos,e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas. Assim, vós testemunhais contra vós mesmos que sois filhos daqueles que mataram os profetas.”
Esses homens e mulheres admiráveis sofreram por falar e amar a verdade. Não tiveram medo diante das injustiças, diante dos abusos desse reino de hipocrisia e mentira, que exalta a vantagem pessoal em detrimento do próximo. Ser profeta de verdade é ter a coragem dos céus para lutar contra o principado da maldade e hipocrisia do mundo, independente de quem quer que seja. Pois, denunciar o pecado dos irmãos, colegas e pobres desse mundo é fácil. Quero ver ter peito o suficiente para denunciar a corrupção, a injustiça, as impiedades e atrocidades, com o dedo em riste, cometidas pelas autoridades e reis com os quais, muitos dos chamados profetas, são subservientes.
Em geral, os verdadeiros profetas não vivem muito nesse mundo, porque amam e lutam sempre pela pureza. Os verdadeiros profetas são seres puros. No entanto, as pessoas gostam mesmo, na esmagadora maioria, de mentiras que satisfazem o ego e demonstram falsa sensação de segurança. Gostam mesmo é da impureza, dos falsos profetas, ainda que os mesmos sempre tragam resultados funestos. Profetas de, e “da” verdade não vivem muito porque aspiram outra pátria, a pátria da verdade! Enfim, o Reino deles não é desse mundo. E Deus, o grande criador e organizador do Universo, os coloca no lugar devido. No lugar que sempre ansiavam por estar. Onde reina a Paz, o Bem e a Verdade.
Concluindo penso: Que tipo de profeta eu sou? Ou: que tipo de profetas somos nós? Como é difícil ser um profeta da envergadura dos grandes emissários de Deus nesse mundo. Confesso que é uma longa caminhada para chegar até eles. Na verdade, longa e curta ao mesmo tempo. Longa pelo altíssimo e elevado padrão; curta, porque não podemos nos esquecer: Os grandes profetas geralmente não vivem muito tempo.

Pr. Alonso Júnior

0 comentários:

Postar um comentário

 
;