quinta-feira, 3 de julho de 2014

O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica.

“...O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria.”
I Coríntios 8.1-2NVI

Conhecer! Um dos maiores desejos da humanidade! Podemos até mesmo dizer: O maior desejo que nós, seres racionais, temos. Desde Eva e, posteriormente Adão, o conhecimento foi algo que sempre nos levou a grandes descobertas, mas também a certos problemas que se tornaram sem solução. Que pena que Adão e Eva escolheram conhecer a vida e o mundo por meio do fruto errado. Escolhendo o conhecimento do bem e do mal, perderam o direito à Árvore da vida.

Assim, o conhecimento contaminado pelo princípio do mal produziu aquilo que jamais pode alegrar e aproximar o homem de Deus. Trata-se do Orgulho. O conhecimento sem Deus produz o orgulho que afasta o mesmo homem de Deus. Somente com o antídoto do amor, o conhecimento volta ao seu propósito original em Deus, porque Deus é amor (I Jo 1.8). Portanto, somente o conhecimento aliado ao amor faz com que o homem conheça a si mesmo e sua missão no mundo.

A presença do amor na vida neutraliza ambições egoístas e conhecimentos infrutíferos. Somente o amor pode construir a humildade na interioridade. Aquele que ama entende que seu caminho é construído passo a passo. Ele vê sua pequenez diante do Eterno. Diante de Deus, que é a plenitude do amor, não há possibilidade de gloriar-se em conhecimento algum.


Pr. Alonso Júnior 

0 comentários:

Postar um comentário

 
;