terça-feira, 9 de outubro de 2012

Então o Senhor perguntou a Caim: “Onde está seu irmão Abel?” Respondeu ele: “Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?”
Gênesis 4.9NVI
 
Os textos bíblicos do relato da criação, queda e dos primeiros homens que habitaram na terra, nos revelam uma coisa interessante sobre o caráter interrogatório de Deus. Sim! O modo como Deus trata de questões que abalaram a terra e o cosmos apenas com perguntas. Observe. Em Gênesis 3.8 Deus pergunta a um Adão escondido: “Onde está você?” quatro versos depois Ele pergunta a mulher: “Que foi que você fez?” quando Caim praticou o primeiro assassinato da terra, Deus faz essa pergunta acima: “Onde está seu irmão Abel?” interessante que um Deus onisciente, que sabe quando uma folha cai no chão, faz perguntas tão fundamentais e ingênuas depois de atos tão difíceis de explicar.
 
Interessante notar também que Deus não faz nenhuma pergunta à Serpente. Deus não tem nenhum trato, nenhuma aliança com a Serpente, mas com o homem e a mulher Ele tem um pacto. Uma aliança, e força os mesmos a confessar suas falhas e seus fracassos, pois os mesmos só poderiam ser restaurados a partir da confissão. Daí a razão das perguntas teoricamente ingênuas. Forçar a falar aquilo que tem abalado a nossa vida.
 
Porém a resposta de Caim revela alguém que não deseja depositar em Deus seus fracassos para ser restaurado pelo Senhor. Caim acabara de matar a seu irmão e responde ao Deus onisciente: “Não sei; sou eu o responsável por meu irmão?” ao invés de confessar sua inveja e assassinato ele preferiu inutilmente encobri-los diante de Deus e recebeu sua devida punição na alma. Podemos escolher encobrir nossos erros e pecados a Deus ou sermos restaurados a partir de nossos delitos. O salmista no salmo cinquenta e um, verso cinco e seis assim aduz: Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.
 
Onde está seu irmão Abel? Perguntou Deus a Caim. O que você tem a me confessar hoje? Pergunta o Senhor a todos nós!
 
Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;