segunda-feira, 25 de março de 2013

Se a cobra morder antes de ser encantada, para que servirá o encantador? Eclesiastes 10.11NVI



Durante o curso da nossa vida, podemos aprender as lições que a mesma nos impõe de várias maneiras. A primeira é, sem dúvida, caindo no próprio erro. Mas o segredo de continuar a caminhada da maneira correta e feliz é reconhecer que aquilo foi um erro, e com  humildade levantando-se e continuando a corrida. Uma segunda maneira de aprendermos é testemunhando uma ação de alguém que caiu em determinado caso e assim, vendo o resultado funesto que aquela ação produziu, posso tomar a atitude de não agir conforme tal pessoa agiu.

A terceira via de se aprender com a vida é ouvir pessoas que passaram no curso da existência, caminharam por caminhos que ainda não caminhei e que desejam que eu tenha uma vida feliz e realizada. No entanto, não existem condições para vivermos vinte e quatro horas por dia, em companhia de pessoas assim, e nem tais conselhos podem ser muito eficazes, pois nem sempre vivem como nós vivemos, pensam como nós pensamos, não tem a nossa subjetividade que é construída com nossa história, cultura e temperamentos, que reage às ações de forma diferente da minha maneira de reagir.  

No texto bíblico acima exposto se vale de algo muito usual no Oriente: a técnica de encantar ou hipnotizar cobras para nos ensinar algumas considerações. A cobra são as possibilidades de ações funestas em nossa existência. Nunca saberemos onde ela está, e poderá estar em qualquer esquina esperando o momento do seu “bote” contra a paz que buscamos e o sucesso que almejamos. Mas se ela está lá, e sem estar encantada, certamente me ferirá e cairei no chão sem que haja auxilio. Daí que não adianta os encantadores de serpente que são os que aconselham sem ter levado o bote da cobra. Só existe uma solução para tal caso: Ser prudente e estar preparado para a qualquer momento estar diante de uma serpente venenosa em nossa vida.

Mas, como ser prudente? Tendo consciência de que serpentes existem. Tentam destruir nossos sonhos e os projetos que Deus preparou para nós. Seja humilde para reconhecer sua dependência de Deus e sempre lute com as armas espirituais, que são as únicas armas eficazes em nossa interioridade que é onde as serpentes estão: A serpente da inveja, do medo e do egoísmo. Vencendo isso, você será um grande encantador de serpentes.

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;