terça-feira, 7 de maio de 2013

Pois quanto maior a sabedoria, maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto. Eclesiastes 1.18NVI

Existem algumas verdades universais que ficam encobertas em um estado sombrio de nosso coração. Verdades que temos consciência, mas que nem sempre temos coragem de expressar, talvez pelo medo do que as pessoas vão pensar ou dizer; por achar perigoso, uma vez que nos é ensinado convenções especiais mas que em certos momentos parecem que essas convenções se desmontam diante da prática cotidiana.

Esse texto bíblico é uma delas. Pense bem. Aprendemos que a sabedoria é algo que deve ser buscado sempre. O conhecimento é extremamente importante na vida para ser um vencedor. No entanto, há uma quimérica realidade no excesso do conhecimento: o conhecer também o mal. Desde Adão, também somos conhecedores do mal e das injustiças. Quanto mais conhecemos o mundo, mais ficamos desgostosos com ele. Basta ver os noticiários da TV: as notícias ruins são as que mais aparecem. Podemos ficar até deprimidos depois dos noticiários. Com a sabedoria não é diferente, diante de tanta corrupção e falcatruas dos políticos que conhecemos e ao mesmo tempo, percebemos que o povo simples e pobre não tem sabedoria para discernir os desmandos dos maus governantes, mas o mesmo povo é quem os elege, os verdadeiros sábios ficam cada vez mais em estágio de angústia e sofrimento. Pensando bem, tem horas que o melhor mesmo é ser ignorante e feliz.

Depois disto exposto, qual é ponto de equilíbrio na vida? Reconhecer as aflições, mas confiados em Cristo. Pois, Ele mesmo disse: “No Mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo” esse é o ponto de equilíbrio e a verdadeira sabedoria. Somente quem tem a cabeça no Céu tem animo suficiente para continuar sendo sábio na Terra.

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;