sexta-feira, 14 de junho de 2013
Sou protestante!!!

Sou protestante. E isso não tem absolutamente nada a ver com a esmagadora maioria dos “tele pregadores” do nosso tempo que invadem nossas casas e igrejas supostamente trazendo uma revelação nova, mas que não tem nenhuma relação ao protestantismo puro, clássico e simples. Aliás, o protestantismo produziu mentes iluminadas como Kant, Hegel, Kierkegaard, Nietzsche, Bach e tantos outros que com simplicidade, mostraram que o cristianismo é vivência e que se concentra principalmente em ser luz e sal do mundo, não se apegando a rituais que em si mesmo são mortos, mas principalmente abraçando o dever cristão como algo principal na vida daquele que professa o Senhorio de Cristo.

Assim, ser protestante é protestar contra a injustiça. É estar ciente de seu papel de cidadão e não ficar a espreita de uma “boquinha” nos órgãos públicos e ser subservientes com as imoralidades praticadas pelos governantes ímpios e  sem temor do Senhor. É votar consciente em candidatos que vão viabilizar o cumprimento dos meus deveres, criando leis justas para que não seja capaz de se ver um cristão burlar a lei para tentar sobreviver nesse mundo. É orar pelos governantes, mas não depender deles de maneira indigna. É estar sempre pronto a fazer algo de útil para que a sociedade cresça com o trabalho digno e sem viver às custas do erário público.

Ser protestante, é protestar contra a exploração religiosa. É não viver movido a superstições e crendices que, na verdade, são as armas dos exploradores da religião no intuito de manter dependência de seus fiéis. É protestar contra as “toalhinhas” ungidas, falsas espiritualidades, rituais de culto espiritualistas mas que não produzirão o sentimento de ser diferente do mundo ímpio ao redor. Ser protestante é valorizar as Escrituras, a pregação que denuncia o pecado e pacifica a alma e não estar disposto a satisfazer o ego que um povo mimado a procura de bênçãos materiais. É ter horror da tal “teologia da prosperidade” mas estar consciente de que o povo só será próspero por meio do trabalho digno. Pois: “Do suor do seu rosto comerás o teu pão”. É reconhecer o direito de primogenitura de Cristo e de sua Obra Salvadora, sendo o Único mediador entre Deus e o homem, não sendo necessário a intermediação de absolutamente nenhuma “pessoa ungida” para me aproximar de Deus. Mas sim, ter Jesus como amigo e Salvador pessoal que nos leva a Deus.

Ser protestante é protestar contra a espoliação do povo. É protestar contra a “indústria da ignorância” que prende o pobre e necessitado a uma sentença de escuridão sem fim, sem direito a uma educação de qualidade, retendo informações para fins eleitorais e explorando as pessoas com informações falsas. É protestar contra o mau ensino de um povo que, na maioria das vezes,  são a causa das superstições e crendices. É protestar contra o assédio moral,  contra as absurdidades que a falta de conhecimento pode conceber no coração de uma pessoa.

Enfim, ser protestante é voltar aos princípios de Jesus e desejar, ainda que conscientemente com limitações, seguí-los sem propaganda falsa e alardes de farisaísmo religioso. É viver a vida consciente de suas vicissitudes, mas sem buscar fórmulas mágicas para anestesiar-se dos problemas, mas ser maduro o suficiente para vencer o mundo. Assim, se você que leu isso e identificou-se com os preceitos aqui estabelecidos você pode até não saber, mas, no fundo, você é protestante também.

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

                                                                                                                      

0 comentários:

Postar um comentário

 
;