quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ouvindo o homem e sua mulher os passos do SENHOR Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus entre as árvores do jardim. Mas o SENHOR Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?” E ele respondeu: “Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi”.  Gênesis 3.8-10 NVI
 
Esse texto nos traz informações importantes sobre a natureza da consciência humana. Sempre que o leio me pergunto: por que isso tudo teve que acontecer? Independente da riqueza poética que essa narrativa descreve, consigo enxergar o quanto o medo de Deus está ligado ao sentimento de culpa em que a humanidade mergulhou. O medo pode ser muitas vezes, sinal de consciência culpada.
 
O texto relata a queda do homem. Ele estava no jardim com toda a plenitude da bênção de Deus sobre a sua vida. Entretanto, ele escolheu viver por si próprio, independente de Deus. Experimentou da árvore do conhecimento do bem e do mal e quando Deus os visitou estavam escondidos com medo de Deus como crianças que ficam silenciosas quando fazem suas travessuras para que os pais não percebam.
 
A consciência de culpa pelo erro tem acompanhado a humanidade de geração em geração. Isso tem trazido grandes danos desde Adão até nós. Muitas vezes sabemos o que é certo, e até desejamos fazer, no entanto as influências do mal vêm sobre nós e saímos do propósito de Deus em nossa vida. A humanidade tem sua “queda” todos os dias quando eu e você somos assim.
 
A consciência culpada do pecado traz medo de Deus. E então, buscamos diversos subterfúgios para encobrir esse medo. Alguns fundamentam doutrinas falsas de paz interior; uma paz sem reconciliação com Deus. Outros chegam a negar a existência de Deus. Enfim, fazemos diversos “escapes” psicológicos para tentar fugir da “visita” de Deus em nosso coração. O homem moderno não mais se esconde em árvores para fugir de Deus. Ele procura de todas as formas tirarem Deus do seu pensamento para não se sentir culpado.
 
Pense Nisso!
 
Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;