sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ora, Adonias, cuja mãe se chamava Hagite, tomou a dianteira e disse: “Eu serei o rei”. Providenciou uma carruagem e cavalos, além de cinquenta homens para correrem à sua frente. Seu pai nunca o havia contrariado; nunca lhe perguntava: “Por que você age assim?” I Reis 1.5-6a NVI
 
Esse texto narra a história de um filho do rei Davi chamado Adonias. Quando o rei estava velho tinha estabelecido que Salomão fosse o rei em seu lugar, Adonias não se conformou com essa decisão e tomou a decisão de contrariar o desejo do rei. Providenciou toda uma atmosfera para enganar o povo e se tornar rei no lugar de Salomão.
 
O texto acima nos traz uma informação interessante sobre a criação e as orientações que Adonias recebeu durante sua existência. Diz o texto que seu pai nunca o havia contrariado. Nunca havia questionado as suas ações. Alias isso é uma marca negativa em Davi. Um grande rei, mas um pai que deixou falhas profundas na criação e orientação de seus filhos. O resultado é que uma vez que Adonias foi criado sem limites daquilo que poderia fazer, desenvolveu sua própria ética. A ética da usurpação!  Criou toda a circunstância para desfazer o que seu pai tinha feito.
 
Devemos estar atentos às pessoas que estão ao nosso redor e que são influenciadas pelo nosso pensamento, especialmente os nossos filhos. Se não os orientarmos acerca de limites, ética e moral certamente ele criará a sua própria orientação, nem sempre baseada no respeito às pessoas. Mais tarde o rei Salomão, irmão de Adonias, escreve algo interessante sobre isso “ensine a criança no caminho que se deve andar; e até quando envelhecer, não se desviará dele”.
 
Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;