terça-feira, 17 de julho de 2012
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!
Salmo 133.1 NVI

A união faz a força! Diz a famosa frase. E é verdade. Como é bom convivermos em um ambiente de união, de aceitação. Parece que tudo se torna possível. Há um sentimento de invencibilidade quando a união se torna presente. Por isso nós buscamos tanto um ambiente de união. Jesus mesmo disse que uma casa divida não pode subsistir. A união é fundamental até mesmo na sobrevivência humana.

Um filósofo escreveu que em um dado momento um país entrava em um comodismo e desunião tão grande que só uma guerra poderia fazer florescer um sentimento de união em torno de um objetivo comum. A sobrevivência. E é nesse ponto que vemos a raiz da união: os objetivos comuns. Quando temos objetivos comuns com outras pessoas nos unimos a elas, e esse sentimento me faz forte. Um exemplo disso pode ver claramente quando a seleção brasileira de futebol entra em campo em um jogo da copa do mundo. É a nossa guerra! Somos brasileiros mais do nunca! Mais do que em sete de setembro ou quinze de novembro. Na copa, somos uma nação em guerra em busca de um objetivo comum.

As pessoas, porém, podem se unir para objetivos comuns de prejudicar os outros. A bíblia cita vários exemplos. É quando os predadores se unem para enfraquecer os outros. Como uma manada de leões que se unem para destruir uma simples zebra que passa pelo caminho deles. No entanto, essas parcerias destrutivas só duram por um momento, pois, a maquinação do mal, sempre vem de um coração egoísta e dominador. Na verdade ele não ama a união, mas se associa com outros para destruí-lo por fim.

A união para o bem, ao contrário, tem características comunitárias. É quando o meu bem é semelhante ao bem do outro e buscamos o bem comum. E quando juntamos todos esses sentimentos, vemos uma força enorme surgir em nós. O sentimento que independente das circunstâncias eu me tornei um com o outro. O mal que o acomete, acomete a mim, pois estamos dentro de uma mesma fortaleza. A fortaleza da união. Jesus entendia isso perfeitamente, por isso foi tão enfático para que seus seguidores vivessem em comunhão.

Portanto, quando há objetivos comuns, há união. E isso é bom e agradável, seja na família, na escola, na igreja no local de trabalho etc. Sugiro a você uma busca para ser um elo de união entre as pessoas, deixando pensamentos e atitudes egoístas e agindo em prol da coletividade. Assim você desfrutará de um ambiente bom e agradável, tendo uma sensação incrível de acolhimento e pertencimento.

Pense nisso!

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;