sexta-feira, 20 de julho de 2012

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador. I Timóteo. 2.1-3 NVI 

Tenho que confessar que esse texto me intriga! Não pela sua teologia, nem pelo mandamento em si, mas pelo seu contexto histórico. O apóstolo escreve em um tempo difícil com as perseguições estatais sendo cada vez mais rigorosas para com os cristãos, e ele escreve exortando a Timóteo, pedindo que ore pelos reis, intercedendo por eles, para que assim pudessem viver uma vida com toda a piedade e dignidade. Orar pelos governantes e aqueles que exercem autoridade, é agradável perante o Senhor nas palavras do Apóstolo.

Fico pensando em nossos dias com toda a liberdade que temos de pregar (pelo menos por enquanto). No entanto, vejo um tipo de perseguição muito presente em nossos dias. Uma espécie de “perseguição à cidadania”, em que os políticos corruptos sugam a nossa dignidade com a corrupção, com a falta de remédios nos hospitais, com a falta de vagas nas escolas, etc. Tirando a nossa tranquilidade, e com pessoas subservientes que de quatro em quatro anos nos procuram apenas para “renovar o contrato de espoliação” dos nossos sonhos de cidadania e justiça.

Fazendo uma ligação entre o que Paulo escreve e o que vemos hoje, penso que o caminho da solução é o mesmo. Ao invés de ficarmos apenas reclamando sobre a situação em que vivemos, devemos interceder por nossos governantes. Isso faz com que o princípio da cidadania comece em nós, pois, todas as vezes que oramos por algo, nos comprometemos com isso. Assim, se oro por minha cidade, me comprometo com o bem dessa cidade e seus governantes. Fiscalizo, denuncio o mal, enfim, trabalho pelo bem comum sendo um cidadão de verdade.

Desejo desafiar você a interceder pela cidade em que você vive. Os resultados sempre serão melhores, e uma vez que eu oro pela cidade em que eu vivo, desenvolvo um sentimento de responsabilidade pelo bem da minha cidade, e assim posso sonhar com a dignidade, justiça e piedade. Pois, isso não vai começar pelos governantes, vai começar comigo!

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;