segunda-feira, 16 de julho de 2012

Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos, e quem sai à guerra precisa de orientação. Provérbios 20.18 NVI


É muito comum quando desejamos fazer algo em nossa vida, um novo projeto ou empreendimento, buscarmos conselhos com pessoas confiáveis e que certamente terão algo a acrescentar em nossos projetos. Buscamos esses conselhos no afã de que nosso conselheiro nos dê uma palavra de ânimo e nos mostre o caminho a seguir na realização do sonho. Conselhos são muito importantes e mostram que quem os recebe, tem humildade para reconhecer que não sabe tudo e assim busca conhecimento com alguém que supostamente deverá dar novas informações no curso da vida.

É interessante notar também que muitas vezes os conselheiros usam esse jargão “se eu fosse você faria dessa maneira”, indicando que se aquele conselheiro estivesse na posição do aconselhando, ele tomaria aquela decisão, dado o seu conhecimento do assunto e da sua história de vida com todas as subjetividades decorrentes dessa história.

Acontece, porém, que o que o aconselhando deseja não é importar a subjetividade do conselheiro, mas sim uma luz para que possa caminhar em direção ao seu projeto com sua própria subjetividade. O conselheiro não pode manipular o aconselhando dizendo para dizer onde tem que ir. Na verdade, ele é um facilitador que faz você achar seu próprio caminho.

Assim o bom conselheiro não aplica seus conceitos pessoais para aconselhar outros, mas atua como facilitador para que o aconselhando ache as respostas dentro de si mesmo. Não devo dizer “se eu fosse você, faria tal coisa”, porque se eu fosse o aconselhando, eu teria toda a história de vida, cultura, enfim eu seria a outra pessoa com toda a sua existência e tomaria as decisões que ela tomaria.

Nosso conselho tem poder de edificar ou destruir alguém, e todos nós precisamos de bons conselheiros para sermos sábios e crescermos em todas as áreas de nossa vida. Portanto, se você está na posição de aconselhando, busque conselheiros sábios que o ajudarão a continuar trilhando o seu próprio caminho. Se você está na posição de conselheiro, seja sábio para fazer o aconselhando buscar seu próprio caminho.

Pr. Alonso Jr.
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;