quinta-feira, 26 de julho de 2012

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Gálatas 6.9 NVI

Ser bonzinho às vezes cansa! Ouvimos isso constantemente. Na verdade é realmente complicado quando desejamos colocar nossa vida em consonância com a prática do bem. Isso muitas vezes resulta em complicações para nós. “Tá vendo!” Dizem alguns, não adianta ser bom sempre, pois você vai se decepcionar. E assim o nosso coração fica esmorecido e cansado com as injustiças que acontecem no mundo.

O fato, porém, é que mesmo vendo muitas pessoas cometendo injustiças, e, dentro de nós, há um sentimento de fracasso do bem e uma vontade de também cometer as injustiças, não temos corajem do ato, pois no fundo temos algo de bom em nosso caráter que impede de ficar feliz com as injustiças do mundo. Outros não têm esse sentimento e ficam dia a dia achando que nada os acometerá pelas injustiças cometidas.

Paulo nos exorta a não nos cansarmos de fazer o bem. Sim, pois naquela hora em que vemos as injustiças do mundo ser ignoradas e o bem que fazemos não ser reconhecido pelos outros, pode haver um sentimento paradoxal do “cansaço do bem”. Sim! Um cansaço motivado pela impotência de resolver todas as injustiças do mundo, uma depressão que nos invade por parecer que os homens maus venceram.

Isso me faz lembrar os desenhos animados e filmes em que os mocinhos sempre apanham muito para depois vencerem os bandidos. Se você está cansado e deprimido pelas injustiças, é porque você é o mocinho, e o filme de sua vida está na fase em que os bandidos parecem vencer. No entanto, tanto nos desenhos e filmes de heróis, quanto na Bíblia no tempo oportuno o bem vence. Fazer o bem é como plantar. Nunca colheremos na hora que desejamos, mas quando o que plantamos estiver oportunamente pronto para colhermos.

Paulo conclui com uma condição: “...se não desanimarmos”. Sim, pois se desaminamos, a planta do bem não pode se desenvolver, o mocinho do filme não pode ter um final feliz e as injustiças vencem. Porém você pode optar pela justiça e bondade e assim colher seus frutos no tempo oportuno.

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra




0 comentários:

Postar um comentário

 
;