segunda-feira, 2 de julho de 2012

Muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar?


Provérbios 20.6 NVI

Todos nós gostamos da fidelidade. Valorizamos aquelas pessoas fiéis que nos rodeiam, por outro lado, repudiamos aqueles que em certo momento não se mostraram fiéis. Certo dia, perguntei a um amigo: o que te deixa mais triste no sentimento das pessoas com você? A inveja ou a infidelidade? Ele respondeu: a infidelidade! Ela nos deixa chocados, inertes diante do ato, perplexos num sentimento de tristeza e impotência. Concordei plenamente com ele.
Diante da infidelidade nós temos duas opções. Ou melhor, três opções. A primeira é nos revoltarmos e nunca mais desejar estar perto da pessoa infiel. A quebra de confiança é a base de tudo e se aquela pessoa é infiel é por que não merece minha confiança. A Segunda é partir para o enfrentamento. Declarar que aquela pessoa é nossa inimiga e trabalhar sistematicamente visando destruí-la.
Mas há uma terceira via que é importante destacar. É uma espécie de superioridade na simplicidade. É quando você diante da infidelidade das pessoas você permanece fiel. Triste, mas não muda o seu comportamento, ele faz parte do seu caráter. Se o outro não é fiel, é por que isso não faz parte do caráter dele. Porém do seu faz. Por isso você torna-se superior a ele na simplicidade do seu caráter.
Vemos isso em Deus que faz o sol brilhar sobre os fiéis, mas também sobre os que o tratam com injúria e desprezo. E a chuva que cai sobre os bons e os maus. Vejam a superioridade na simplicidade. Deus é fiel e não pode negar-se a si mesmo como disse o apóstolo, Ele simplesmente é fiel! Jesus mostrou isso diante de Judas: “Amigo, o que o traz?” Mesmo sabendo da traição, ainda chama o traidor de amigo. A superioridade na simplicidade mostra o caráter que temos.
Mas e quando os infiéis somos nós? Conversei com um amigo que trabalha no ramo de livraria evangélica e ele me contou a sua dificuldade com a inadimplência. Enquanto ele falava, fiquei pensando qual é o mercado de uma livraria evangélica? Ateus é que não são. São evangélicos! Que em uma coisa simples como comprar e pagar não se mostram aptos, quanto mais na fidelidade a Deus que não vê. Penso que Livrarias Evangélicas e Seminários Teológicos deveriam ser os melhores negócios para se investir por que a inadimplência deveria ser de 0 por cento, uma vez que os interessados deveriam ser pessoas fiéis.
Diante disso, devemos avaliar se somos pessoas fiéis. Fiel nos relacionamentos seja entre amigos ou conjugal, fiéis nos negócios, na palavra, enfim em tudo para que essa superioridade na simplicidade seja demonstrada. Assim demonstraremos que somos filhos do Pai fiel. Estará em nosso DNA espiritual o caráter. Quem poderá achar o homem fiel? Pergunta o texto acima. Se é difícil é por que é raro e se é raro é por que exprime certa beleza e diferenciação. Expresse em sua vida a beleza da fidelidade!
Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

3 comentários:

Bruno disse...

Pastor parabéns pela iniciativa, estarei acompanhando todo dia.

Alonso Colares disse...

Obrigado Bruno! Qeu Deus te abençoe!

Westh Ney disse...

Muito Bom caro pastor. Eu estava pensando sobre isto ontem. Está escrevendo direto heim?? bjs e parabéns.

Postar um comentário

 
;