segunda-feira, 9 de julho de 2012

Quando tudo estiver indo bem com você, lembre-se de mim e seja bondoso comigo; fale de mim ao faraó e tire-me desta prisão.

Gênesis 40.14 NVI 

Entre tantas coisas que se falam sobre amizade, desejo partilhar com você sobre dois tipos de amigos. Os oportunistas e os oportunos. Sim, existem pessoas que se aproximam de nós com a intenção de tirar proveito de alguma situação. Já para outras, o grande proveito é estar em nossa companhia e nós, na dele. E esses são os oportunos.

Para falar desses dois tipos de amigos, primeiro preciso falar sobre o contexto acima. Na Bíblia houve um homem chamado José, que tinha um enorme caráter, a despeito da inveja de seus irmãos que o venderam como escravo para o Egito. Lá, ele começou a trabalhar como servo do capitão da guarda do faraó e logo se tornou administrador da casa. Porém a mulher desse capitão o assediou para ter relações sexuais com ele. José, pelo seu caráter, não caiu nos encantos da mulher e esta o acusou de tentativa de estupro sendo mandado à prisão. Um dia José encontrou com o copeiro de faraó, que também estava preso, e este teve um sonho que foi interpretado por José, que, por sua vez, disse ao copeiro essas palavras acima mencionadas. O texto prossegue dizendo que dois anos depois o próprio faraó teve um sonho e o copeiro, arrependido do esquecimento, lembrou-se de José e mandou chamá-lo. José interpreta o sonho de faraó e se torna governador do Egito.

As relações entre esse o copeiro e José ilustram bem o que eu desejo dizer. O copeiro representa o amigo oportunista. Nas duas vezes em que sua vida se encontra com a de José é para levar certa vantagem. A primeira é na prisão e José o ajudou revelando o seu sonho e enchendo o seu coração de alegria. A segunda acontece lá no palácio de faraó em que o copeiro poderia ter visto sua grande chance de fazer uma “média” e resolver o problema do Grande faraó, e de quem ele se lembra? Sim! De José!

José, por outro lado, se mostra como o amigo oportuno. Quando estava na prisão, viu a dificuldade do copeiro, se interessou por ajudar e apenas pediu que se lembrasse dele. Amigos oportunos são assim. Estão conosco em todos os momentos, independente se estamos no palácio ou na prisão eles estão presentes sempre.

Em nossa vida temos a oportunidade de escolher que tipo de amigo nós queremos ser e ter. Os oportunos estarão conosco, mesmo que distantes. Os oportunistas apenas passarão por nossa vida quando cruzar a nossa presença com a necessidade deles. A história acima ilustra bem o final dos dois. José se tornou governador e o copeiro continuou copeiro.

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;