sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará. Provérbios 9.8 NVI

Muitas vezes, nas atividades de liderança, lidamos com situações como estas. ter de repreender ou disciplinar alguém por causa de uma má conduta. No entanto, percebemos dois tipos de reações. Alguns entendem que falamos com amor e o nosso objetivo é o melhor possível e assim aceitam a repreensão. Outros, ao contrário, não entendem nosso objetivo e partem para o enfrentamento. Tornando-se, muitas vezes, opositores ferrenhos de nossa liderança.

Sabemos também que existem dois tipos repreensões. Aquelas no intuito de construir os sábios e aquela que visa destruir a pessoa. Não desejo falar sobre esse tipo de crítica. Mas sim, sobre o tipo de repreensão que visa o nosso bem. Diz o autor de provérbios que o zombador não tem prazer em ser repreendido. Na verdade, para ser mais bem entendido, zombador é aquele que ignora a verdadeira sabedoria e se torna tolo por essa atitude. Infelizmente, muitas pessoas são assim. Apesar de ter muito talento, iniciativa, criatividade entre outros predicados, não aceitam ser orientados, e assim tornando-se limitados em conhecimento e maturidade.

Os sábios, ao contrário, enxergam a repreensão como construção de vida. E uma vez que não consigo crescer sozinho, preciso de pessoas para ajudar a construir minha maturidade. Quem ama a orientação dos mais experientes, são sábios em sua construção de vida. Pois a mesma se torna muito mais eficaz.

Ame a repreensão dos sábios! Ela é muito valiosa para que você seja sábio também!

Pr. Alonso Júnior
Primeira Igreja Batista em Travessão da Barra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;